A junta de freguesia apela aos donos que acolham os seus caninos e evitem deixá-los nas artérias. Parece que não há nenhuma rua onde não haja um cão à solta. Ou melhor, nos últimos dias, a junta de freguesia tem recebido várias queixas de populares, que alegam que as ruas mais parecem um canil. “Começa a ser um perigo andar na rua com tantos cães. Há lugares públicos onde andam e brincam as crianças e há também muitos animais. Isto não pode acontecer! Era importante que as autoridades competentes fizessem alguma coisa para por fim a isto”, desabafou, Nosso Jornal, Mota Ribeiro, habitante e representante da Coligação Democrática Unitária, CDU, em Guiães.
Por outro lado, José Monteiro, presidente da Junta de Freguesia, assume que “há muitos cães à solta nas ruas” e aconselha os donos a ter os seus animais devidamente guardados. “Temos de salvaguardar a segurança e a saúde dos nossos habitantes. Com um pouco de boa vontade dos donos, a situação pode resolver-se. Guiães não tem cães vadios e felizmente, até agora, ainda não houve nenhum incidente com crianças ou adultos. Todavia, isto não pode continuar!”.
De sublinhar que, o canil Intermunicipal, situado em Mosteirô, Vila Real, costuma acolher animais abandonados ou que representem uma ameaça para a saúde publica, sendo a recolha solicitada quando tal suceder. Precisamente para evitar esta intervenção, “já que são animais que têm donos”, a junta de freguesia apela ao civismo dos proprietários dos caninos.