Segundo Ana Vilaverde, do Gabinete de Apoio Social da Câmara de Vila Real, numa primeira estimativa, foram recolhidas “cerca de 7 toneladas de géneros alimentares, o que ultrapassou as expectativas”.
Para o sucesso da iniciativa foi importante a colaboração de voluntários das várias instituições parceiras do projecto “Câmara Amiga”.
Açúcar, farinha, conservas de atum, feijão, massa, óleo alimentar, azeite, bolachas, arroz e leite, sendo bens de primeira necessidade, foram os produtos mais recolhidos. Agora, irá proceder-se à distribuição dos alimentos junto dos mais carenciados.
O Gabinete de Apoio Social tem já as famílias carenciadas sinalizadas e há informação sobre outros agregados que chega através de instituições sociais”.
Para além destes casos, aquelas famílias que procurarem o Gabinete Social também serão contempladas, “depois de ser elaborado o respectivo relatório social, onde se identifique a carência do agregado familiar ou do requerente”, sublinhou Ana Vilaverde.
Durante este ano, serão levadas a cabo mais duas campanhas de recolha de alimentos. Depois da Pascoa, haverá uma nova campanha em Agosto e outra em Dezembro, como vem sendo hábito.
Refira-se ainda que, por mês, a “Câmara Amiga” presta apoio alimentar a mais de uma centena de famílias.