Quarta-feira, 16 de Junho de 2021

Caretos, matrafonas e diabos à solta

Este ano, o carnaval volta a invadir as ruas transmontanas e durienses.

-PUB-

Homens possuídos pelas figuras míticas, misteriosas e diabólicas celebram a transição do inverno para a primavera, do velho para o novo ou da morte para a vida com um conjunto de rituais que comemoram, acima de tudo, o ciclo da vida nas comunidades rurais. O próximo fim de semana é de folia e animação, com várias localidades a encontrar no carnaval um momento para afirmar a sua identidade cultural e para preservar as tradições mais seculares 

 

Entrudo de Lazarim – Lamego

Em Lazarim, no concelho de Lamego, de sábado a terça-feira, os tradicionais cortejos de caretos, bem como a leitura dos testamentos da comadre e do compadre e outras animações de rua prometem realizar uma manifestação cultural que projete as suas gentes e as suas culturas para todo o mundo, com rituais repletos de autenticidade. 

Com máscaras esculpidas em madeira de amieiro, por uma dúzia de artesãos da freguesia que luta diariamente para preservar esta memória cultural, os caretos de Lazarim estão prontos para acolher o Entrudo e os milhares de visitantes que visitam aquela pequena vila durantes estes dias. 

Este ano, no domingo, as festividades incluem a denominada Rota do Entrudo, com um percurso pedestre superior a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.