A selecção portuguesa de Futsal empatou a dois golos com a sua congénere da Bélgica, num encontro de preparação para a Fase de Qualificação do Mundial de Futsal – “Brasil 2008” que contou com casa cheia e que marcou a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo do Peso da Régua.
O primeiro golo da partida surgiu do lado belga, com a assinatura de Petrus Papanicolaou, sendo que a vantagem dos visitantes se manteve durante toda a primeira parte.
Depois de mais de 11 minutos jogados no segundo tempo, foi a vez de Portugal fazer a vontade ao público, com Zé Maria a igualar o marcador, um empate que durou apenas pouco mais de um minuto, com a selecção da Bélgica a conseguir nova vantagem, com o golo de André Vanderlei.
A quatro minutos do final, surgiu a aposta da equipa das quinas no guarda-redes avançado e tantas foram as vezes que Portugal atirou à baliza que acabou por restabelecer o empate, com o último golo do jogo a ser marcado por Gonçalo Alves, a dois minutos do apito final.
“Hoje não estivemos bem”, considerou Orlando Duarte, treinador da equipa portuguesa, referindo como principais aspectos negativos da prestação lusa a “finalização” e “a marcação individual”.
“Eles foram mais competentes e eficazes. Conseguiram dois golos em três ou quatro oportunidades, enquanto nós tivemos muitas mais e também só conseguimos dois golos”, explicou o treinador, considerando, no entanto, que estes encontros servem, exactamente, para detectar as falhas e corrigi-las.
“Se calhar, pensávamos que o jogo já estava ganho antes de o jogarmos, mas a Bélgica mostrou que tem qualidade”, referiu.
Relativamente à realização do jogo em Peso da Régua, Orlando Duarte confessou que gostou do apoio do público e sublinhou que, por ele, “faria a maior parte dos jogos fora dos grandes centros”, não só em prol da divulgação da modalidade, mas, também, pelas populações que se mostram sempre “muito solidárias”.
Satisfeito estava também Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua que classificou a realização do encontro como “um grande dia”, para o concelho. “Hoje, colocamos à disposição do concelho e da região um equipamento de grande nível. Um pavilhão que se transformou num equipamento multiusos”, explicou o autarca, defendendo que, tendo em conta a adesão de público, quer no jogo realizado, recentemente, entre as selecções de Portugal e Bulgária, em Andebol, quer no encontro de Terça-feira, “as pessoas estão satisfeitas com a aposta da autarquia”.
Nuno Gonçalves frisou que a política desportiva do Município passa, também, pela cooperação com todas as associações das várias modalidades, de forma a que o Município possa garantir “uma oferta de formação desportiva” mais variada, aos seus jovens.
De realçar que a selecção portuguesa jogou, também, ao início da noite de ontem, mais exactamente pelas 20 horas, no PavilhãoMunicipal de Vila Pouca de Aguiar, sendo que, até à hora de fecho desta edição, não era conhecido ainda o resultado desse encontro.
Maria Meireles
FICHA TÉCNICA
Jogo disputado no Pavilhão Municipal de Peso da Régua.
PORTUGAL – João Benedito (G.R.), Gonçalo Alves, Arnaldo Pereira, Formiga, Marcelinho, Zé Maria, Pedro Cary, Ivan, Leitão, Israel, Joel Queirós, Cristiano (G.R.), Jardel e João Marçal.
Treinador: Orlando Duarte.
BÉLGICA – David Morant (G.R.), Julien Pauly, André Vanderlei, Karim Chaibai, Jonathan Neukermans, Saad Salhi, Petros Papanicolaou, Jonathan Fosse, Aziz Hitou, Kamal Belmhani e Luca Cragnaz (G.R.).
Treinador: Benny Meurs.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Papanicolaou e Vanderlei, pela Bélgica. Zé Maria e Gonçalo Alves, por Portugal.