Sábado, 28 de Janeiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Casa-Museu de Torga proporciona “viagem à intimidade” do escritor

Está aberta ao público a Casa-Museu Miguel Torga

-PUB-

No dia da inauguração, o diretor do Espaço Torga, Luís Sequeira, revelou que entrar na Casa-Museu “é entrar naquilo que nós pensamos ser a intimidade do escritor, partilhar um pouco do espírito do escritor, naquilo que é o ato criativo, sentado à lareira ou debaixo das árvores”.

“Quem vier visitar a Casa-Museu deve ir ao Espaço e quem for ao Espaço deve ir à casa, que mostra a dimensão íntima do escritor”
LUÍS SEQUEIRA
DIRETOR DO ESPAÇO MIGUEL TORGA

Acrescentou ainda que irá funcionar como um “complemento recíproco” ao Espaço Miguel Torga, ou seja, “quem vier visitar a Casa-Museu deve ir ao Espaço e vice-versa, porque a casa mostra a dimensão íntima do escritor, o seu local de criação. Já o Espaço Miguel Torga retrata a dimensão pública do escritor”, numa simbiose perfeita que “dá a conhecer ao público a vida e obra de Torga”.

Apesar de não ter marcado presença, a filha do escritor, Clara Rocha, “associou-se desde a primeira hora ao projeto e foi um elemento fundamental para assegurar a qualidade de todos os espaços expositivos, tal como se tinha passado no Espaço Miguel Torga”, frisou Luís Sequeira.

“Tem um significado muito especial para todos nós e acredito que pode trazer mais visitantes ao território”
HELENA LAPA
PRESIDENTE DA CM SABROSA

Helena Lapa, presidente da Câmara de Sabrosa, sublinhou que este novo espaço “é uma mais-valia” para o concelho. “Tem um significado muito especial para todos nós e acredito que pode trazer mais visitantes ao território, que potencia o concelho a nível cultural e turístico”.

A diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, explicou que os visitantes entram numa sala “onde há algum mobiliário, peças de cerâmica e objetos decorativos da casa, onde nasceu o escritor, mas foi alterada na década de 60 para ser adaptada a casa de férias”.

“Há uma série de obras originais, documentos e pequenos objetos que se referem à memória do escritor”
LAURA CASTRO
DIRETORA REGIONAL DA DRCN

Nos quartos e na zona da cozinha, não havendo mobiliário original, foi colocado material expositivo que aborda três temas: Miguel Torga e Trás-os-Montes, o lugar de São Martinho de Anta e a mulher e a filha do escritor. “Aqui podem explorar a vida e a obra de Miguel Torga. Há uma série de obras originais, documentos e pequenos objetos que vão marcando os vários espaços e que se referem à memória do escritor”.

Laura Castro revelou ainda que a intervenção visou a manutenção do edifício, mantendo-se o espaço exatamente como era, incluindo o pequeno jardim e um pomar.

O espaço é gerido pela Câmara de Sabrosa, numa lógica de complementaridade com o Espaço Miguel Torga, em que se devem agendar as visitas, que são gratuitas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.