Em FocoCDU e PAN apresentam propostas para a região

CDU e PAN apresentam propostas para a região

 Das 35 listas candidatas pela região transmontana às eleições legislativas de 6 de outubro, a VTM publica nesta edição mais um especial “Legislativas 2019” com quatro entrevistas aos candidatos da Coligação Democrática Unitária (CDU) e do partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) pelos dois distritos transmontanos, Vila Real e Bragança.  

Em Bragança, a CDU apostou em Fátima Bento, de 35 anos, como cabeça de lista, uma arqueológa que é natural e residente em Macedo de Cavaleiros. O PAN apresentou Paul Summers, de 51 anos, técnico de turismo, que reside no Porto e é natural de Londres. 

Já em Vila Real, a CDU tem como cabeça de lista o médico e diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, Manuel Cunha, de 54 anos, natural de Lisboa, mas residente em Chaves. O cabeça de lista pelo PAN é José Castro, um professor de 54 anos, natural de Vila Real, com morada em Amarante.  

Foram colocadas cinco perguntas aos dois partidos, ambos com assento na Assembleia da República, que deixam as suas ideias e propostas para convencer os eleitores, que terão a palavra no dia 6 de outubro.   

Se compararmos com as legislativas de 2015, estas são as legislativas mais concorridas de sempre com 17 listas em Vila Real (mais três do que há quatro anos), enquanto em Bragança o número subiu de 14 em 2015, para 18. 

Agora, caberá aos 141.587 eleitores de Bragança e aos 219.112 votantes de Vila Real dirigirem-se às mesas de voto para escolher aqueles que vão ocupar os oito lugares a que os dois distritos têm direito no Parlamento. Recorde-se que no último Governo Constitucional, os três lugares de Bragança foram ocupados por dois rostos sociais-democratas e um socialista. Já em Vila Real, dos cinco lugares que elege o distrito, três foram ocupados por sociais-democratas, com os socialistas a ocuparem os outros dois assentos parlamentares. 

VOTO ANTECIPADO 

Para quem está deslocado da sua zona de residência ou para todos aqueles que não o podem fazer a 6 de outubro, as urnas de voto abrem-se no domingo anterior, a 29 de setembro, em qualquer ilha ou capital de distrito. Para tal, é necessário fazer uma inscrição prévia entre 22 e 26 de setembro e escolher o local onde pretende exercer o seu direito de voto. Poderá fazer o pedido no endereço eletrónico www.votoantecipado.mai.gov.pt ou então via postal. 

Durante este período,
 as câmaras municipais serão informadas duas vezes por dia sobre o número de pessoas inscritas para o voto antecipado no concelho.

 

QUESTÕES FORMULADAS AOS CANDIDATOS

1 — Quais as duas principais prioridades que defendem para o distrito?

2 — Para aumentar o emprego e potenciar a economia, que propostas apresentam no sentido de fomentar o investimento privado na região?

3 — No que concerne à saúde e apoio social, que medidas apontam para o melhoramento destas duas áreas?

4 — A Regionalização poderá ser decisiva para “desencravar” o distrito?

5 — O interior do país, mais concretamente Trás-os-Montes e Alto Douro está condenado a ser uma das regiões mais pobres da União Europeia? O que fazer para mudar este paradigma? 

Leia a resposta dos candidatos, clicando nas fotos em baixo.

BRAGANÇA

 

FÁTIMA BENTO | CDU

 

Arqueóloga

35 anos

Naturalidade: Macedo de Cavaleiros

Residência: Macedo de Cavaleiros

 

 

 

 

 

PAUL SUMMERS | PAN

 

Técnico de Turismo

51 anos

Naturalidade: Londres

Residência: Porto

 

 

 

 

 

VILA REAL

 

MANUEL CUNHA | CDU

 

Médico

54 anos

Natural: Lisboa

Residência: Chaves

 

 

 

 

JOSÉ CASTRO | PAN

 

Professor

54 anos

Naturalidade: Vila Real

Residência: Amarante

 

 

 

 

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO