Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Celebrados 500 anos da outorga do documento manuelino

Em 16 de maio de 1517, o rei D. Manuel I atribuiu um novo foral àsTerras de Aguiar de Pena (nas quais se inseria o atual Município aguiarense) e essa memória fez com que o dia da efeméride, em 2017, fosse de festa em Vila Pouca de Aguiar, celebrando os 500 anos desse documento manuelino.

Para que tal acontecesse, reuniram-se esforços de pessoas individuais ou de grupos de pessoas, entidades, associações, juntas de freguesia e escolas, para além de grupos culturais específicos, nomeadamente “Animódia”, “Filandorra, Teatro do Nordeste”, “Al Medievo” e “Viv’Arte”.

Estudioso da História aguiarense, Albertino Saraiva de Sousa apresentou, na manhã do dia 16, no auditório da Assembleia Municipal, a obra “Forais antigos e forais novos de Aguiar de Pena e Jales”, edição apoiada pela autarquia que, desse modo, deu impulso ao programa previsto das comemorações dos 500 anos do foral manuelino que ocuparam todo o dia.

Às 11 horas, veio para a rua o cortejo histórico que, iniciado no centro escolar aguiarense, percorreu as ruas da vila até à Praça

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.