Domingo, 1 de Dezembro de 2024
No menu items!

Centenas de voluntários vão limpar perto de sete toneladas de lixo

Se o objectivo nacional é mobilizar mais de 100 mil pessoas para a limpeza dos depósitos de resíduos ilegais existentes nos espaços florestais, em Vila Real a expectativa é que sejam cerca de 300 os voluntários que abdiquem algumas horas de um sábado em prol do ambiente, em prol do futuro do concelho.

-PUB-

A uma semana do “grande dia”, a organização do Projecto “LimparPortugal” (PLP) estima que no concelho de Vila Real os voluntários consigam limpar perto de sete toneladas de resíduos existentes em mais de 70 lixeiras identificadas, em 17 freguesias.

Com mais de cem voluntários já inscritos na base de dados on-line do projecto, Francisco Morinha, coordenador concelhio do PLP, espera que, no próximo dia 20, se o tempo ajudar, sejam entre 250 e 300 as pessoas que alinharão do desafio de limpar as zonas mais problemáticas das freguesias vila-realenses.

“O ponto de encontro é às 9h00, junto ao Teatro de Vila Real, mas as pessoas que vivem em freguesias mais distantes vão poder juntar-se em pontos intermédios”, explicou, ao Nosso Jornal, o mesmo responsável, revelando que foram identificadas e validadas mais de 70 lixeiras nas freguesias de Abaças, Adoufe, Arroios, Campeã, Ermida, Folhadela, Guiães, Lamares, Lamas d’Olo, Lordelo, Mateus, Mouçós, Nogueira, Parada de Cunhos, Torgueda, Vale Nogueiras e Vila Marim.

Os voluntários deverão preparar-se para a iniciativa fazendo-se munir de luvas resistentes (tipo de jardinagem), coletes reflectores, roupa e calçado adequados à tarefa e confortáveis e farnel.

A logística envolvida no transporte dos voluntários para o local da limpeza será garantida pela organização, no entanto, tendo em conta que os meios reunidos até a data poderão não ser os suficientes, Francisco Morinha espera poder contar com a colaboração dos próprios voluntários através da partilha de veículos próprios. “O acesso a algumas lixeiras exigirá a utilização de veículos todo-o-terreno”, sublinhou o mesmo responsável, apelando ainda às pessoas que tenham carrinhas ou tractores com atrelado que participem na iniciativa, disponibilizando uma ou duas horas do seu dia para fazer o transportes dos resíduos recolhidos para pontos estratégicos, de onde depois serão removidos pelos serviços da autarquia.

Relativamente ao perfil dos participantes, que ainda podem se inscrever on-line através do site limparportugal.ning.com (o que permitirá uma gestão mais atempada dos voluntários), o coordenador explicou que todas as pessoas, de todas as idades, podem participar na iniciativa, sendo de realçar que no próprio dia será feita uma distribuição dos participantes de acordo com as necessidades de cada um dos locais, bem como segundo o tipo de lixo existente. “Fomos informados que um dia antes, um grupo de crianças do pré-escolar irá realizar uma iniciativa simbólica para sensibilizar e divulgar o projecto, recolhendo o lixo nas ruas de Vila Real”, explicou ainda Francisco Morinha, demonstrando que todos podem ajudar no desafio de “Limpar Portugal”.

“Se tudo correr a cem por cento, estimamos conseguir juntar perto de sete toneladas de lixo”, adiantou o coordenador concelhio, lembrando que, quem não tiver acesso à internet, pode obter mais informações sobre o PLP junto das juntas de freguesia, que na sua grande maioria aderiram ao projecto e em alguns casos até assumiram a coordenação local da limpeza.

O PLP “é uma iniciativa cívica que pretende mobilizar o maior número de voluntários possível, com o objectivo de limpar os depósitos de resíduos ilegais (lixeiras) existentes no espaço florestal de Portugal”, seguindo assim o exemplo do projecto que, em 2008, levou 50 mil pessoas a limpar as florestas da Estónia.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS