Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro

Fonte da Administração Regional de Saúde da Região Norte confirmou, ao Nosso Jornal, que, dentro em breve, a constituição do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro fará parte da agenda do Conselho de Ministros. O novo Centro Hospitalar vai unir Vila Real, Chaves e Lamego.   “Evitar os desperdícios e aumentar a eficiência, qualidade […]

PUB

Fonte da Administração Regional de Saúde da Região Norte confirmou, ao Nosso Jornal, que, dentro em breve, a constituição do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro fará parte da agenda do Conselho de Ministros. O novo Centro Hospitalar vai unir Vila Real, Chaves e Lamego.

 

“Evitar os desperdícios e aumentar a eficiência, qualidade e solidez dos serviços” foram os benefícios avançados António Correia de Campos, Ministro da Saúde, quando, em Abril passado, defendeu a criação de um Centro Hospitalar que agregasse os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego, uma associação que está agora mais próxima da realidade, com a discussão da questão, “em breve”, em Conselho de Ministros.

Segundo fonte da Administração Regional de Saúde da Região Norte, apesar de ainda não haver uma data precisa para a discussão e aprovação do diploma de criação do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o documento está prestes a ser levado a Conselho de Ministros.

“Não podemos avançar se será uma questão de dias ou de semanas”, advertiu a mesma fonte, sobre a criação do Centro Hospitalar que, agora, se encontra a um passo de ser constituído.

Durante uma visita ao concelho de Vila Real, altura em que reuniu com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua, o Ministro da Saúde explicou que a associação das unidades hospitalares “é uma questão de bom senso”. Para além do combate ao desperdício e do incremento da eficiência dos serviços, Correia de Campos avisou que “os hospitais que integram as Entidades Públicas Empresarias (como é o caso do Centro Hospitalar vila-realense) terão uma maior facilidade de canalização de financiamentos, para pequenas remodelações e melhorias de serviços”.

Apesar dos benefícios que a concentração da organização dos hospitais possam vir a trazer, a união dos hospitais não reuniu consenso imediato. Pelo contrário, várias foram as vozes que se levantaram, contra o processo.

Carlos Vaz e Amílcar Salgado, Presidentes dos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar Vila Real/Peso da Régua e do Hospital de Chaves, contactos pelo Nosso Jornal, afirmaram não ter qualquer declaração a fazer, em relação ao processo de integração.

“Não posso comentar uma coisa que ainda não existe”, sublinhou o Administrador vila-realense, referindo, apenas, que “são medidas e decisões governamentais” que apenas merecerão a sua reacção depois de concretizadas, oficialmente.

Relativamente ao Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Lamego, António Manuel Marques Luís, não pudemos obter a sua reacção, uma vez que se encontra de férias.

Em Outubro de 2006, João Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Chaves que defendia, em conjunto com os restantes concelhos do Alto Tâmega, a criação de uma Unidade Local de Saúde, considerou a integração do Hospital de Chaves no Centro Hospitalar como “um mal menor”.

 

Maria Meireles

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.