Segundo o Subcomissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real, Saraiva Conceição, “por volta das 12h50 os meios foram acionados para uma situação de incêndio num edifício degradado e devoluto, situado na Rua Nova. Para o local acorreram elementos da PSP, duas corporações de Bombeiros [Cruz Verde e Cruz Branca], a Proteção Civil e elementos da EDP”. Por uma questão de segurança, à chegada ao local, “procurou-se, de imediato, retirar as pessoas das imediações e das habitações mais próximas”.
As chamas acabaram por ser controladas, por volta das 14h desta tarde e o edifício encontrava-se, no momento, “a ser avaliado por se encontrar em risco de ceder”.
Quanto à origem do incêndio, para já, “as causas são totalmente desconhecidas. Dar-se-á início a investigações”, sublinhou o Subcomissário, acrescentando que não há “qualquer suspeita [de crime] neste momento”.
Segundo fonte da PSP, embora a casa estivesse, aparentemente, desocupada, havia “uma porta arrombada” à chegada dos Bombeiros ao local.