Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Cimeira brasileira termina, amanhã, com visita ao Douro

Durante a tarde de hoje, serão apresentadas as conclusões da Cimeira Luso-Brasileira de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa que reuniu investigadores de Vila Real e de Minas Gerais, na discussão de temas em áreas como a Biotecnologia, as Ciências do Desporto, a Agricultura, a Geologia e a Arqueologia.   Representando mais uma etapa no desenvolvimento […]

Durante a tarde de hoje, serão apresentadas as conclusões da Cimeira Luso-Brasileira de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa que reuniu investigadores de Vila Real e de Minas Gerais, na discussão de temas em áreas como a Biotecnologia, as Ciências do Desporto, a Agricultura, a Geologia e a Arqueologia.

 

Representando mais uma etapa no desenvolvimento das relações entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Cimeira Luso-Brasileira de Ciência e Tecnologia que teve início no dia 19, termina, amanhã, com um passeio, pela Região Demarcada do Douro.

“É importante que estas iniciativas não sejam meras manifestações de intenção”, sublinhou João Sentieiro, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que, apesar de não ter marcado presença na Sessão de Abertura da Cimeira, enviou uma mensagem. No documento, o responsável pela FCT lembrou que este tipo de cooperação vai de encontro aos ideais nacionais que defendem “a atracção, para Portugal, de investigadores de outras nacionalidades” e prova disso são os protocolos que têm sido assinados, entre o Governo e Universidades de vários pontos do mundo, como, por exemplo, o “Massachusetts Institute of Technology”.

Armando Mascarenhas Ferreira, Reitor da Universidade transmontana, referiu que a UTAD, seguindo “essa vaga de procura por qualidade e excelência” vivida, a nível nacional, pretende “levar ao Brasil a sua presença, num espírito de total aprendizagem”.

Tendo em conta a sua experiência e desenvolvimento científico, “o Estado de Minas Gerais, no panorama brasileiro, e o Brasil, a nível mundial, deixam-nos cheios de orgulho”, realçou, salientando que “tendo em linha de conta que, das 21 fundações de amparo à Ciência e Tecnologia, existentes no Brasil, a de Minas Gerais é a segunda maior e que o próprio país ocupa, actualmente, o 14.º lugar do «ranking» internacional, no que diz respeito ao desenvolvimento científico”.

Com uma população de cerca de 20 milhões de brasileiros, Minas Gerais tem doze grandes Universidades Federais, constituindo-se como o Estado com o maior número de Universidades do Brasil, com “um sistema de produção científica muito apurado”, como garantiu José Geraldes, Presidente da FAPEMIG.

As relações entre a Academia transmontana e a Fundação brasileira tiveram início com a partilha de interesses e troca de experiências, na área das Ciências do Desporto. No entanto, o projecto de cooperação já se expandiu para outras áreas, como as da Saúde, Educação e Engenharias, sendo de realçar que, durante a Cimeira, foram debatidos temas e partilhadas experiências, em áreas como a Geologia, Arqueologia, Biotecnologia e Agricultura, entre outras.

As conclusões da Cimeira serão apresentadas, hoje, pelas 14.30 horas, no Auditório da Biblioteca Central da UTAD. No entanto, a visita da comitiva brasileira terminará, apenas, amanhã, com um passeio, pela Região Demarcada do Douro.

 

MM

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.