Domingo, 22 de Maio de 2022

Clube “Trepa Monte” organiza ação de limpeza na Barragem dos Pisões

A ação irá decorrer a 20 de março e pretende recolher o maior número de lixo possível em toda a área da Barragem do Alto Rabagão, no concelho de Montalegre

De acordo com o presidente do Clube TT Montalegre – Trepa Monte, João Vasques, “a ação já estava pensada desde antes da pandemia quando, em 2019, num passeio de marcação de percurso que fizemos junto à Barragem dos Pisões conseguimos recolher cinco jipes de garrafas, 95% delas de vidro e algumas de plástico”.

Com o gradual levantamento de restrições e, sobretudo, “devido ao nível baixo de água que a Barragem tem, que faz com que nos apercebamos da quantidade e diversidade de lixo que ali se encontra, estamos a organizar uma ação de limpeza para 20 de março”. O principal objetivo passa por “sensibilizar as pessoas para que nos possam ajudar e para que possamos mostrar em que estado se encontra a nossa Barragem”.

Muito recentemente, “uma vez que conseguimos chegar a pontos que, dantes, devido ao nível da água não conseguíamos, apercebemo-nos que ali há de tudo, desde botijas de gás a cadeiras, guarda-sóis, latas de cerveja, garrafas, etc. Tudo o que se possa imaginar existe ali”, lamentou João Vasques.

Assim sendo, na ação de limpeza poderão participar “associações e pessoas a título particular. Não há qualquer custo associado e qualquer pessoa poderá fazer a recolha de lixo. Serão distribuídas luvas e sacos no dia. O transporte será assegurado e, no final, haverá a oferta de um lanche”.

Embora o Clube não exija inscrição prévia, “pedimos às pessoas que nos contactem para que possamos ter uma noção do número de participantes para uma melhor organização do transporte. As viaturas serão cedidas quer pelo Clube, quer pelo município de Montalegre”, que se associou à causa.

“Quanto mais pessoas vierem, melhor, uma vez que queremos fazer recolha de lixo nas quatro zonas da Barragem, em Morgade, Vilarinho de Negrões, São Vicente e nos Pisões. Vamos tentar dividir toda a gente e abranger a maior área possível. O objetivo é que consigamos recolher entre 80 a 90% do lixo existente”, avança o presidente do Clube.

O ponto de encontro está marcado para as 8h30 da manhã de 20 de março, na Praça do Município da vila de Montalegre.


Para mais informações poderá contactar o Clube TT Montalegre – Trepa Monte através do email vaskes_22@hotmail.com

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.