Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Coisas (aparentemente) simples!

Em 1975, Singapura foi palco para a primeira experiência de “Road Pricing” (portagens urbanas). O objectivo da medida era promover a alteração da repartição do modo de utilização dos transportes (bastante favorável ao automóvel) e, dessa forma, ajudar a diminuir os congestionamentos. Depois desta experiência, outras cidades seguiram o exemplo, nomeadamente Londres.

-PUB-

Neste caso, os automobilistas foram confrontados com a obrigatoriedade de terem de pagar o equivalente a 7,35 euros/dia para acederem a uma área de cerca de 21 hectares no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e as 18h30. Um ano depois da introdução desta medida, a entrada de veículos em Londres reduziu-se 30% e mais de 85% dos 1,6 milhões de pessoas que diariamente afluem ao centro de Londres optaram pelo transporte público.

Nos anos 80, os transportes públicos do Chile estavam a rebentar pelas costuras. Sem possibilidade de aumentar o número de viatura para responder ao excesso de procura, as empresas resolveram diferenciar os preços dos bilhetes, com mais 30% nas

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.