Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Combater incêndios com microfones

Na última semana surgiu mais uma polémica relacionada com incêndios, favorecimentos, relações familiares em que tudo está ligado às golas “inflamáveis”. 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil entregou setenta mil golas antifumo, em kits de socorro aos incêndios, ao abrigo do programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, e que segundo uma notícia do Jornal de Notícias se tratavam de golas que eram fabricadas com material inflamável e sem o tratamento (normal neste tipo de produtos) anticarbonização. Mais tarde sabe-se que quem forneceu as golas foi a empresa Foxtrot Aventura, propriedade do marido de uma autarca do PS de Guimarães, e quem recomendou esta empresa foi Francisco Ferreira, adjunto do Secretário de Estado da Proteção Civil e presidente da concelhia do PS/Arouca, que acabou por se demitir na segunda-feira. 

À boleia de toda esta polémica, surge mais um caso através do Observador, Nuno Neves, filho do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, celebrou três contratos com o Estado no último ano, quando o pai já era governante. 

Na terça-feira, o laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais informa, que após múltiplos testes efetuados a golas, iguais às que foram distribuidas no kit, que as mesmas só incendeiam quando expostas a uma chama permanente, contudo, o fogo perfura o tecido, mas não inflama.

Tudo em menos de uma semana, e se as polémicas devem ser bem esclarecidas, o que não será fácil, atentente-se a situações recentes (algumas relacionadas com os incêndios) onde o esclarecimento ficou muito aquém do desejado. 

O que mais surpreendeu foi a reação inicial do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi classificar a notícia como “irresponsável e alarmista” e perante nova pergunta de um jornalista da SIC, respondeu “o Senhor Jornalista tem aqui material inflamável” e apontou para o microfone, em particular para a esponja que o envolve. A reação é obviamente insensata, mas ainda assim, fica a questão os microfones dos jornalistas também são usados no combate a incêndios?

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Regresso de contrastes

Os heróis

A economia da saúde

A propósito dos tempos que vivemos

Mudar para melhor! Evoluir.

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS