Alberto Machado, presidente da câmara municipal, recordou que para potencializar este território, os autarcas tiveram a visão de elevar Pedras Salgadas a vila e, agora, há uma fase de desenvolvimento, baseada num planeamento mensurável e materializado degrau a degrau. Na plateia, “vimos munícipes que contribuíram para a elevação a vila, autarcas, representantes de entidades públicas e privadas”.
Álvaro de Sousa, presidente da assembleia municipal, sublinhou a esperança no futuro de Pedras Salgadas e Rogério Martins, presidente da junta de freguesia de Bornes de Aguiar, relevou que “não podemos estar confinados a uma simples atitude de festejo, lembrando o passado grandioso, dando exemplos do presente e abrindo perspetivas para o futuro.”
A Iberdrola associou-se à celebração deste importante dia para Pedras Salgadas com o apoio à associação que promoveu a II Caminhada da Rota da Água Termal, que decorreu durante a manhã e deu início ao programa de comemorações. O passeio equestre com mais de cem pessoas, e cerca de setenta cavalos, iniciou a meio da manhã a partir do parque das Romanas, organizado pelo Conselho Diretivo de Baldios de Vilarelho, com o apoio do município.
Durante o dia, assistiu-se ainda a uma arruada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários, visita às novas instalações da agência bancária, convívio com cantares dos grupos Acrepes e Aguavelames e, à noite, concerto pela Banda do Pontido.