O requerimento dos deputados socialistas contém um conjunto de questões para saber se o Governo vai colocar ao dispor da população de Mondim de Basto os meios mínimos para assegurar os cuidados de saúde.
O PS quer saber se o Governo tem a intenção de colocar uma viatura de emergência médica no concelho para socorrer as populações mais distantes e se vai contratar mais médicos para substituir aqueles que saíram nos últimos meses. No documento, subscrito por Pedro Silva Pereira, Rui Santos e António Serrano, os deputados questionam ainda se o Governo pretende reabrir as extensões de Saúde em Atei, Bilhó e Ermelo. Por fim, querem saber como é que o Ministério da Saúde vai melhorar a articulação entre os vários Centros Hospitalares (Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Hospitalar do Alto Ave e Centro Hospitalar do Tâmega e Vale do Sousa) que servem a população de Mondim de Basto.
Segundo os deputados socialistas, o Centro de Saúde do Concelho de Mondim de Basto tem apenas quatros médicos ao serviço de uma população de 7500 habitantes. Médicos que na sua maioria estão perto da idade da reforma. “Neste momento existem 1500 utentes, na sua maioria idosos, sem médico de família. Este concelho não tem uma viatura de emergência médica e as Extensões de Saúde existentes (Atei, Bilhó e Ermelo) também não têm médico, o que obriga os utentes a deslocações de vários quilómetros, por estradas sinuosas, para chegarem ao Centro de Saúde de Mondim de Basto”, referiram.