Entre o lançamento de roteiros, a comemoração de datas (como o Dia da Árvore, o Natal e as Vindimas), tendo sempre como mote o poeta transmontano, o ano do centenário do nascimento de Miguel Torga ficará ainda marcado por um concurso literário que tem por objectivo fazer com que a juventude veja, pelos olhos do poeta, o seu “Reino Maravilhoso”.
Dirigido aos alunos das Escolas do 3.º Ciclo de escolaridade e Secundário do Centro da Área Educativa de Vila Real, Bragança e Douro Sul, foi lançado, no dia 9, pelo Círculo Cultural Miguel Torga, o concurso literário “Um Reino Maravilho (Trás-os-Montes)”.
“Pretendemos estimular os jovens a ler a obra de Torga e a escrever sobre ela”, sublinhou David Carvalho, Presidente do Círculo Cultural, adiantando que o resultado do concurso será conhecido, no dia 12 de Agosto, data do nascimento do autor transmontano e, ao mesmo tempo, Dia Mundial da Juventude.
Organizado em colaboração com a Delegação Regional da Cultura do Norte e o Instituto Português da Juventude de Vila Real, o concurso tem como prazo de entrega dos trabalhos o dia 8 de Junho. O valor total dos prémios é de 1.200 euros, dos quais 500 se destinam ao primeiro classificado que receberá, ainda, à semelhança dos restantes premiados, materiais didácticos. De realçar que também os professores coordenadores/orientadores do maior número de trabalhos apresentados a concurso serão contemplados com um prémio pecuniário.
Integrado nas comemorações do Centenário do Nascimento do escritor Miguel Torga, o concurso visa a produção de textos narrativos, na vertente conto, subordinados ao tema “Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)”, sendo que “os trabalhos deverão versar a dimensão geográfica, física ou psicológica do espaço da região transmontana”.
David Carvalho lembrou que o concurso faz parte de um conjunto de actividades que estão a ser apresentadas, mensalmente, num total de doze.
“Esta é mais uma iniciativa organizada no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga”, referiu o Presidente da Direcção do Círculo Cultural Miguel Torga, organismo responsável pelo programa anual que contempla, ainda, o lançamento de roteiros pelos concelhos que fizeram parte da vida do autor (Lamego, Chaves e Coimbra) e a publicação, em colaboração com a Delegação Regional da Cultura do Norte, da revista “Terra Feita Voz”, entre muitas outras.
Maria Meireles