Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Conferência Episcopal Portuguesa

Como havíamos noticiado, realizou-se na passada semana, de 13 a 16, a 1ª Assembleia plenária dos Bispos de Portugal deste ano pastoral de 2006-2007. O actual Presidente da mesma, o Arcebispo de Braga, informou da sua deslocação a Lisieux no complemento da visita das relíquias de Santa Teresinha a Portugal, e também do encontro de […]

PUB

Como havíamos noticiado, realizou-se na passada semana, de 13 a 16, a 1ª Assembleia plenária dos Bispos de Portugal deste ano pastoral de 2006-2007.

O actual Presidente da mesma, o Arcebispo de Braga, informou da sua deslocação a Lisieux no complemento da visita das relíquias de Santa Teresinha a Portugal, e também do encontro de todos os presidentes das várias conferências episcopais da Europa efectuado em S. Petersburgo. O vice-presidente informou da sua delegação à Assembleia dos Bispos de França e os presidentes das várias comissões episcopais internas da Conferência das suas actividades internas.

Ressalta do comunicado final a preocupação da Igreja pela transmissão da fé às novas gerações por parte das famílias e das escolas. Há famílias que de deixaram laicizar e nada transmitem, embora peçam o baptismo e ainda gostem que os filhos vão à catequese. Com esses pais é indispensável um diálogo que os ajude a ultrapassar essa situação, pois o educador não pode substituir totalmente os pais. Também a ligação da «família à escola» vem a tornar-se difícil pelos mecanismos do Estado.

O Director da Faculdade de Teologia informou também das alterações impostas às Universidades, incluindo a Católica, pelo «Processo de Bolonha».

Acerca do possível referendo sobre o aborto foi dito que os que pensam votar «não» devem ser corajosos e levar o seu voto; os que se decidiram pelo «sim» devem examinar a sua posição fixando-se no «valor da vida humana».

Foi também estudada a situação da «Rádio Renascença» e o estatuto das «Misericórdias» e criado um grupo de estudo para rever as normas das «Associações de fiéis».

Fizeram-se várias nomeações para cargos nas obras de apostolado e estruturas administrativas.

 

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.