“Na quinta-feira (hoje) vamos reunir para discutir o assunto”, garantiu, ao Nosso Jornal, Domingos Madeira Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, revelando que ainda não se pode avançar com a confirmação da construção das prometidas boxes do Circuito Automóvel de Vila Real.
O edil adiantou que ainda não há “certeza se será possível construir” a infra-estrutura para esta edição da prova, por “uma questão de espaço temporal”. “Não é uma situação muito fácil. Temos apenas seis meses para fazer a aquisição dos terrenos, concepção e construção”, explicou, revelando no entanto que “a vontade” de as fazer ainda é a mesma.
Apesar das breves declarações, Domingos Madeira Pinto remeteu mais informações para hoje, depois da reunião com as várias entidades envolvidas na organização do circuito automóvel que, apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa, na semana passada, vai decorrer entre os dias 19 e 20 de Junho.
Durante a apresentação, a organização avançou desde logo com “diversas novidades”, prometendo um programa com “inovação e criatividade ao nível da promoção e da animação”.
“Mais rigor ao nível da estruturação orgânica e, também, ao nível das competições proporcionadas ao público presente”, são outros dos objectivos da organização que “espera trazer até Vila Real uma das mais emblemáticas provas europeias, num circuito onde correm alguns dos melhores pilotos da Europa em carros que desafiam os limites da velocidade”.
Esperando receber 250 mil pessoas, o circuito citadino vila–realense é, segundo Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que patrocina o evento, “um dos mais emblemáticos”, sendo assim a sua realização uma “honra para a região Norte” e uma “plataforma de promoção única, ao atrair milhares de pessoas e ao levar a imagem da Região além fronteiras”.
De recordar que, no âmbito do programa operacional regional ON 2 – o Novo Norte, foi aprovada a candidatura, denominada “Douro de Emoções”, que vai canalizar 750 mil euros para a promoção e realização de um programa de animação em Vila Real, Peso da Régua e Lamego, que vai decorrer no fim-de-semana das corridas. “O programa inclui concertos com músicos nacionais e galegos, mostras de gastronomia, degustação de vinhos do Douro ou roteiros museológicos”, revela a organização.