Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!

Construída a maior ciclovia do país

Até ao final do ano, Vila Pouca de Aguiar pode vir a ser o concelho com mais quilómetros de via-férrea transformados em ciclovia. Depois de concluído o projecto, os cerca de 24 quilómetros serão destinados a novas funcionalidades viradas para a área do lazer. Neste momento, os trabalhos incidem no troço entre Pedras Salgadas e Sabroso de Aguiar.

-PUB-

O concelho de Vila Pouca de Aguiar soube honrar o seu passado ligado à história do caminho-de-ferro e está a aproveitar o troço da antiga ferrovia para fazer a ciclovia. Desta forma, fica preservado o canal ferroviário e possibilita o seu aproveitamento para actividades cicloturísticas. “A aposta da autarquia na ciclovia vai continuar. Neste momento, estamos a construir o troço entre Pedras Salgadas e Sabroso, depois vamos avançar para o lado Sul, para ligar Vila Pouca até ao limite do Concelho em direcção a Vila Real. A obra está consignada e em execução. Toda a linha do Corgo, desde a entrada do concelho até Sabroso, ficará transformada em ciclovia”, contou, ao Nosso Jornal, o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias. O autarca garantiu que a obra deve estar concluída até final do ano.

Os novos troços de ciclovia terão piso adequado, pontos de luz, apoio com locais para o lixo.

Recorde-se que, as câmaras municipais de Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real assumiram transformar a antiga ferrovia em ciclovia, ligando Chaves a Vila Real, passando designadamente por Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar.

Dos municípios envolvidos, o de Vila Real ainda não avançou com qualquer obra. Por outro lado, Chaves vai aproveitar o antigo segmento da via-férrea do Corgo, entre a cidade flaviense e Vidago. A médio prazo, a autarquia poderá ligar um outro troço, Chaves – Verin, num processo que está mais adiantado. A aposta do município nesta oferta turística é para seguir em frente, prevendo-se a junção com o troço da ciclovia instalada no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS