Em comunicado publicado na sua página oficial na rede social Facebook, a formação de Setúbal agradeceu "todo o empenho e profissionalismo demonstrado pelo jogador ao longo das últimas três épocas e meia" e desejou ao jogador "as maiores felicidades para a sua carreira desportiva".
O emblema sadino, que garantiu na segunda-feira o defesa internacional português Sílvio por época e meia, destacou ainda que as negociações entre os dois clubes foram iniciadas no dia 09 de janeiro "ao contrário do que foi erradamente anunciado".
O jogador, de 26 anos, deixa o Vitória de Setúbal após ter representado o clube pelo qual se estreou no escalão máximo do futebol português na temporada 2015/2016.
Enquanto sénior, Costinha representou ainda Sertanense, Tocha e Lusitano, em Portugal, e Fredericia, na Dinamarca.
O Desportivo de Chaves garantiu o quarto reforço no mercado de inverno para a equipa às ordens de Tiago Fernandes, depois de já ter contratado os extremos Luther Singh, sul-africano emprestado pelo Sporting de Braga, e Rúben Macedo, português emprestado pelo FC Porto, e o defesa sérvio Nemanja Calasan, ex-Spartak Subotica.
Em sentido inverso, o Desportivo de Chaves perdeu o defesa central brasileiro Marcão, vendido ao Galatasaray, da Turquia, e rescindiu "por mútuo acordo" com o defesa português Filipe Brigues e o atacante georgiano Avto.