Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

D. António Ferreira Gomes – A liberdade de ser bispo

A 13 de abril de 1989 faleceu, em Ermesinde, na “Quinta da Mão Poderosa” da Formiga, D. António Ferreira Gomes, figura ímpar de homem e de bispo cuja vida foi rica na defesa da liberdade que , curiosamente, também agora se festeja neste mês.

Trinta anos antes, também em abril, Dom António (que nascera em São Martinho de Milhundos / Penafiel, em 1906), tinha sido exilado, situação que o manteve fora da sua Diocese durante dez anos.

“Não é o exílio que custa, o que custa é ser bispo”

Reduzir a atividade deste bispo do Porto a uma carta que endereçou a Oliveira Salazar, a 13 de julho de 1958 (a qual esteve na base da sua saída forçada do país) será muito redutor em relação a um bispo que esteve no Concílio Vaticano II, que publicou obras literárias de grande fôlego, denunciou a pobreza e a ignorância, opôs-se às injustiças e ao totalitarismo. Daí a razão deste trabalho nas vésperas do “Dia da Liberdade” (quando, afinal, a guerra a contraria), para dar eco à frase que D. Júlio Tavares Rebimbas proferiu nas exéquias da Sé Catedral do Porto, no dia do funeral do bispo que se revelara lutador e incómodo: “D. António permanecerá referência da liberdade”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.