Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

D. António Montes afirma que a “ressurreição é o fundamento da fé”

O bispo emérito de Bragança-Miranda afirmou, na sua homilia de domingo de Páscoa, que a ressurreição é um acontecimento que envolve os cristãos

“A ressurreição de Jesus não diz respeito exclusivamente a Ele. Como toda a sua vida. Ele veio ao mundo, viveu, morreu e também ressuscitou por nós e para nós, conforme igualmente proclamamos todos os domingos na recitação do Credo”, disse D. António Montes, na Catedral de Bragança.

O responsável católico salientou que a ressurreição de Cristo “é princípio e fonte da existência cristã no tempo. O mesmo Deus o garante por meio de S. Paulo na carta aos coríntios: ‘Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram… Do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo todos serão restituídos à vida’”.

Para isso, o mesmo Apóstolo exorta na segunda leitura desta missa de Páscoa: “Afeiçoai-vos às coisas do Alto, não às coisas da terra”. E ainda, na variante desta leitura: “Celebremos a festa, não com fermento velho, (…) mas com os pães ázimos da pureza e da verdade”.

Fiel a estas orientações, a “nossa existência cristã no tempo presente alimenta-se da expectativa confiante da ressurreição”.

A Páscoa assinala a ressurreição de Jesus e é a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.