Sexta-feira, 29 de Março de 2024
No menu items!

D. José Cordeiro ordena mais cinco diáconos permanentes

A Diocese de Bragança‐Miranda vai encerrar o Ano Pastoral Mariano no próximo dia 26 de novembro, Domingo da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, com a ordenação de 5 diáconos permanentes.

-PUB-

A celebração terá lugar na Catedral, em Bragança, às 18h00, e será presidida por D. José Cordeiro.

Após 5 anos de formação, através do IDEP ‐ Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, Amílcar Pires (Unidade Pastoral Santa Maria do Sabor), Henrique Fernandes (Unidade Pastoral Santa Maria do Sabor), Joaquim Queirós (Unidade Pastoral de São Bento), José Fernandes (Unidade Pastoral de São Bento) e José Fonseca (Unidade Pastoral de Ansiães), foram admitidos às Ordens Sacras, no passado domingo, dia 11 de novembro.

São casados e têm tido um papel ativo nas ações pastorais da Igreja Diocesana, sobretudo através das suas Unidades Pastorais, movimentos e secretariados.

Um diácono permanente (casado ou celibatário) é o ministro de Jesus Cristo, o servo que procura de todo o coração fazer com amor a vontade de Deus, e servindo ao Senhor, serve também aos homens com alegria.

Na sua forma estável, os diáconos permanentes são convidados nas comunidades a serem sinal das virtudes evangélicas:  a caridade verdadeira, a solicitude pelos doentes e pelos pobres, a autoridade modesta, a retidão perfeita e a docilidade à disciplina espiritual.

Na Igreja, são tarefas específicas dos diáconos: administrar solenemente o sacramento do Batismo; conservar e distribuir a Eucaristia; assistir e abençoar os matrimónios em nome da Igreja; levar o viático aos moribundos; ler a Sagrada Escritura aos fiéis; instruir e exortar o Povo de Deus; presidir ao culto e à oração dos fiéis; administrar os Sacramentais; presidir aos funerais; dedicar‐se aos serviços da caridade e da administração; dirigir a celebração da Palavra de Deus; guiar em nome do Pároco ou do Bispo as comunidades dispersas e promover e sustentar as atividades apostólicas dos leigos.

Com a ordenação destes 5 homens, a Diocese de Bragança‐Miranda passa a contar com 11 Diáconos Permanentes, 10 casados e 1 celibatário.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.