Terça-feira, 2 de Dezembro de 2025
No menu items!
Em FocoDe carpinteiro a apicultor “por brincadeira”

De carpinteiro a apicultor “por brincadeira”

Vasco Moreira, de 67 anos, trabalhou toda a vida como carpinteiro. Há uns anos tornou-se apicultor “por brincadeira” e hoje tem cerca de 50 colmeias, de onde retira, anualmente, mais ou menos 250 quilos de mel

-PUB-

Tudo começou há cerca de sete anos, quando Vasco Moreira encontrou um enxame no telhado de casa. “Aquilo não estava a chatear ninguém e deixei-o lá ficar. No ano seguinte, fui visitar um filho ao Brasil e quando cheguei tinha a casa cheia de abelhas”, conta.

“Chamei um rapaz para me ajudar a tirar o enxame. Quando começámos a levantar as telhas, tinha muitos favos de mel. Dava para encher uns quatro baldes desses das vindimas”, recorda.

Mas as abelhas parecem ter gostado daquele sítio porque “limpámos tudo, mas no ano seguinte tive lá outro enxame”, conta Vasco Moreira.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS