Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Denúncias de violência aumentaram mais de 27 por cento em 2009

Na próxima segunda-feira comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que serve de mote para recordar e reforçar as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos no que diz respeito aos seus direitos e deveres na vida em sociedade. No entanto, quando se fala nos relatos das vítimas de violência, a grande maioria das denúncias ainda é feita no feminino, estatísticas que mantêm viva a ideia de que existe um “sexo fraco”.

-PUB-

O Gabinete de Vila Real (GAV) da Associação de Apoio à Vítima (APAV) registou no ano passado 466 novos processos de apoio, mais uma centena que ano anterior e dos quais mais de 90 por cento têm como vítimas mulheres.

Segundo Elisa Brites, responsável pela APAV em Vila Real, pode-se traçar o perfil da vítima no distrito sabendo-se que a grande maioria são mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, casadas, ou a viver em união de facto, e com filhos.

Um perfil que indica que a grande maior parte das vítimas que chegam à APAV são alvo de violência doméstica, mais exactamente cerca de 85 por cento, tendo-se registado no entanto outros

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS