Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
©DR | Orlando Alves visitou local onde decorrem investigações

Descoberto possível acampamento militar romano em Tourém

Uma intervenção arqueológica no lugar de Veigide colocou a descoberto aquilo que poderá ser um acampamento militar romano. Um achado arqueológico com grande valor histórico e que permitirá conhecer os processos de conquista e assimilação do território por parte de Roma

-PUB-

É um recinto fortificado inédito, com cerca de três hectares de superfície, localizado entre a aldeia barrosã de Tourém e a localidade galega de Calvos de Randín.

No local está João Fonte que lidera o Romanarmy.eu, um coletivo científico que investiga a presença militar romana no Noroeste da Península Ibérica, formado por investigadores de distintas universidades e centros de investigação europeus, diferentes disciplinas e especialistas em várias épocas históricas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.