A autarquia do distrito de Vila Real disse, em comunicado, que foram testadas 1.153 pessoas entre segunda e quarta-feira, das quais cinco tiveram resultados positivos ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.
De acordo com o município, os casos positivos foram encaminhados para a autoridade de saúde competente.
O rastreio, “integralmente suportado” pela câmara municipal, foi feito através de testes rápidos e teve início segunda-feira, na Escola Secundária de Valpaços.
Os testes rápidos de deteção de antigénio para o SARS-CoV-2 foram realizados por enfermeiros do Centro de Saúde de Valpaços e o objetivo da iniciativa foi garantir um regresso às aulas com “maior margem de segurança”.
No arranque do rastreio, o presidente da câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, afirmou que este foi mais “um contributo para a mitigação da covid-19 no concelho”, pretendendo-se transmitir “segurança e serenidade à comunidade educativa e à população em geral, passando a mensagem que a escola é um local seguro”.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, Valpaços tem 92 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.
O concelho, que desceu hoje do nível de risco extremamente elevado para o grupo de municípios em risco elevado, registou 623 casos desde março e 18 óbitos.