No final do ano pastoral de 2009, foi indigitado para organizar a festa o concelho de Sabrosa, depois concretizado no santuário da Senhora da Saúde, de Saudel.
O programa, profusamente distribuído, assinala como actos primeiros o Acolhimento às 9.30, seguindo-se uma Conferência sobre «O Presbitério de Vila Real», na sua perspectiva histórica, em sintonia com o Ano Sacerdotal ainda em curso, feita no interior do santuário pelo senhor D. Amândio, Bispo Coadjutor.
Pelas doze horas, um grupo de artistas fará a declamação de «O Outro Jonas», evocando os «Cinquenta Anos de Sacerdócio» do senhor D Joaquim.
Depois do almoço, com a concentração dos párocos, haverá a celebração da Eucaristia seguindo-se um convívio variado.
A celebração do Dia da Diocese, que vem a fazer-se em todas as dioceses, destina-se a desenvolver nos fiéis o sentido diocesano, muito recomendado pelo Concílio e bastante ausente das novas gerações marcadas pelo individualismo religioso.
Os Párocos não podem considerar supérflua esta celebração e, na catequese paroquial, devem chamar a atenção para o sentido de em todas as Missas se referir obrigatoriamente os nomes do Papa e do Bispo diocesano, em comunhão com os quais a Igreja cresce com segurança.