Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Dia de inauguração marcado pelo adeus às Capitais da Cultura

Com cerca de 3000 metros quadrados de espaço dedicado ao livro e à leitura, a nova Biblioteca Municipal representa o culminar de um ciclo de investimentos, na área da Cultura, que poderia ser reconhecido, com impacto nacional, caso fosse aceite a candidatura de Vila Real a Capital Nacional de Cultura 2007, um sonho que fica […]

-PUB-

Com cerca de 3000 metros quadrados de espaço dedicado ao livro e à leitura, a nova Biblioteca Municipal representa o culminar de um ciclo de investimentos, na área da Cultura, que poderia ser reconhecido, com impacto nacional, caso fosse aceite a candidatura de Vila Real a Capital Nacional de Cultura 2007, um sonho que fica pelo caminho, depois de a Ministra da Cultura anunciar o fim da iniciativa.

“Não concordamos com a decisão, mas aceitamos. Afinal, é uma decisão da Ministra da Cultura” – referiu Manuel Martins, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sobre o fim da iniciativa “Capital Nacional de Cultura”, para a qual Vila Real apresentou uma candidatura, para 2007.

O autarca mostrou o seu descontentamento, face à decisão da Ministra Isabel Pires de Lima, no mesmo em dia em que Vila Real deu mais um passo importante, na área cultural: a inauguração da sua Biblioteca Municipal.

Com capacidade para 100 mil livros, esta estrutura exigiu um investimento que rondou os 2,5 milhões de euros, tendo recebido o nome do vila-realense Júlio Teixeira. “Médico, poeta e Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, nos anos de 1931 e 1932, Júlio Teixeira merece essa homenagem, por parte da população de Vila Real”, sublinhou Manuel Martins.

Ainda segundo o autarca, a inauguração deste novo equipamento e do Grémio Literário (que, ao contrário do que foi divulgado, na última edição do Nosso Jornal, só será inaugurado no dia 11), representará o encerrar de um ciclo de investimentos, na área da Cultura, o qual contou com a criação do Museu de Arqueologia e Numismática, do Conservatório Regional de Música, do Arquivo Municipal e com a construção do Teatro de Vila Real.

“Agora, vamos voltar-nos para outras áreas, como o Desporto e o Lazer”, adiantou Manuel Martins, mostrando-se convicto de que a sua equipa “tem cumprido os seus propósitos”, já que, “depois de ganhar a batalha pelas infra-estruturas básicas”, tem equipado o concelho com “estruturas de excelência”.

Mário Vieira de Carvalho, Secretário de Estado da Cultura, marcou presença, na inauguração da Biblioteca e lembrou que este equipamento vem integrar uma rede de 154 outras bibliotecas que, actualmente, estão em pleno funcionamento.

“Queremos encontrar novas infra-estruturas que venham de encontro às necessidades das populações”, afirmou o Secretário de Estado, explicando que “o objectivo é continuar a criar parcerias, com as autarquias, que, na sua maioria, já compreendeu que o investimento na Cultura é essencial, para o desenvolvimento do país”.

Sem responder ao descontentamento demonstrado por Manuel Martins, sobre a extinção da iniciativa Capitais da Cultura, Mário Vieira de Carvalho recordou, apenas, o esforço do Governo em apoiar a região, na área da Cultura, contabilizando que, por exemplo, só em 2005/2006, foram investidos, na Região Demarcada do Douro, cerca de nove milhões de euros.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.