Numa altura em que a falta de sacerdotes se tem demonstrado um problema, cada vez mais, acrescido nas dioceses católicas portuguesas, André Meireles, natural do concelho de Alijó, com 26 anos e Cristofe Gomes, natural da freguesia de Vreia de Jales, pertencente ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, com 27 anos, monstram-se dispostos e encorajados para enfrentar as dificuldades que possam advir.
O constante despovoamento, que tem abrangido as terras transmontanas, tal como o envelhecimento dos seus habitantes, apresentam-se como os principais desafios que estes dois jovens têm que enfrentar.
Em declarações à Rádio Renascença, André confessa que, desde cedo, demonstrara alguma sensibilidade aos assuntos abordados pelo padre na missa, levando-o a ingressar no seminário, no final do 9º ano. Já o seu colega, Cristofe, ingressara com apenas 12 anos, aquando se preparava para frequentar o 7º ano, por influência de um amigo seu.
André Meireles e Cristofe Gomes são ordenados sacerdotes, pelo Bispo D. Amândio José Tomás de Vila Real, na igreja de São Domingos, mais conhecida por Sé de Vila Real, pelas 16h00.