Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Douro com o primeiro «Cluster» de vinhos

Está em vias de ser dado um grande passo em frente na modernização, inovação e competitividade do sector vitivinícola da mais antiga Região Demarcada do Mundo. A Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) viu ser aprovada, pelo Programa Estratégias de Eficiência Colectiva do Ministério da Economia e Inovação, a criação de um “Cluster de Vinhos da Região do Douro”. O projecto, que envolve parceiros nacionais e estrangeiros, representa um investimento na ordem dos 5,8 milhões de euros e deverá ser implementado nos próximos 3 a 4 anos.

-PUB-

Esta candidatura desenvolverá, entre vários projectos “âncora”, a reconversão de vinhas de encosta, a criação do Observatório do Viticultor e a divulgação dos seus resultados, a gestão das necessidades hídricas, a monitorização da rega, a manutenção da biodiversidade na viticultura e o desenvolvimento do potencial enológico da uva, da sua produção e sustentabilidade.

O reconhecimento do Ministério da Economia e Inovação completa a primeira fase do programa, encontrando-se agora o processo em fase de ajustamento, relativamente ao plano de acção e gestão da estrutura, pelo gabinete do Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

A candidatura tem quatro grandes objectivos: promover a investigação, aumentar o nível de competência técnica de todos os agentes do sector vitivinícola,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS