A candidatura do Vale do Douro a uma das Sete Maravilhas da Natureza passou mais uma fase da competição, desta vez colocou entre as 77 mais votadas a nível mundial, seguindo agora para a avaliação de um grupo de juízes que vai escolher as 28 que voltarão ao sufrágio mundial.
Apesar de ter ficado vários meses nas últimas posições do seu grupo (lagos, rios e quedas de água), a candidatura do Vale do Douro a maravilha da natureza escalou, durante pouco mais de um mês vários lugares, colocando-se mesmo em lugar de passagem para a fase seguinte da eleição.
No grupo que agora será avaliado por especialistas, ao lado da paisagem duriense pode encontrar-se paisagens como a Amazónia, na América do Sul, a Floresta Negra, na Alemanha, os Penhascos de Moher, na Irlanda, as Ilhas Galápagos, no Equador, o Grande Canyon, nos Estados Unidos, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, entre muitos outros.
“Temos um sentimento de satisfação, valeu a pena termos apresentado a candidatura”, considerou António Martinho, presidente da Entidade Regional de Turismo do Douro, que já enquanto Governador Civil de Vila Real apoiou e impulsionou a ideia da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes de candidatar o Douro.
Mostrando algumas esperanças que de a paisagem duriense possa ir um pouco ainda mais longe no concurso, ao ser escolhida entre as 28 finalistas oficiais, o mesmo responsável defende “que o Douro tem de facto características únicas, riquezas em termos de biodiversidade que vieram ao de cima com esta votação”.
O presidente da Turismo do Douro contabilizou que este ano a região teve um aumento nos fluxos turísticos, um acrescento que, como explica, pode não estar directamente relacionado com a votação, mas não se pode deixar de considerar que a visibilidade conseguida com a campanha foi muito útil ao nível da divulgação da região. “Quando mais conhecido é um local, mais se torna alvo do desejo dos turistas”, explicou o mesmo responsável.
O anúncio das 28 maravilhas que passarão à fase seguinte da eleição mundial serão divulgadas no próximo dia 21, ficando depois novamente a mercê do julgamento da população mundial, sendo que as sete maravilhas deverão ser anunciadas em 2011.