Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Dr. Lourenço Costa, com Sport Clube de Vila Real no coração

Falo-lhes no ex-Presidente da Direção do Sport Clube de Vila Real com mais história porque, felizmente, ainda se encontrar entre nós. Falo-lhes no Dr. Lourenço Costa, como é conhecido na sua terra, Vila Real. No Centenário do SCVR e na sua pessoa evoco os Presidentes das Direções ou das Comissões Administrativas, legalmente eleitos, e que […]

-PUB-

Falo-lhes no ex-Presidente da Direção do Sport Clube de Vila Real com mais história porque, felizmente, ainda se encontrar entre nós. Falo-lhes no Dr. Lourenço Costa, como é conhecido na sua terra, Vila Real. No Centenário do SCVR e na sua pessoa evoco os Presidentes das Direções ou das Comissões Administrativas, legalmente eleitos, e que colocaram o Sport Clube de Vila Real como o lídimo representante desportivo no Concelho de Vila Real.

Antes de continuar, devo mencionar que foi devido aos conselhos do Dr. Lourenço Camilo Ferreira da Costa que me “atirei” – qual guarda-redes na defesa da sua baliza – na investigação da história do nosso Clube do Coração. Ele sabia que eu também apreciava o Sport Clube de Vila Real, onde tive vários familiares a dar o seu contributo para o futuro do Clube.

E, assim, tem vindo a acontecer, temos dado a conhecer a história do Sport Clube de Vila Real, a história de uma marca valiosa que ficará arrolada nas bibliotecas públicas e particulares para ser consultada. Muito grato Dr. Lourenço Costa, pelo seu estímulo. Foram muito proveitosas as nossas conversas na esplanada do “Café Toca da Raposa”.

Desde 1979 que o juntar tudo o que diga respeito à história do Sport Clube de Vila Real foi assumido por mim um desígnio, estimulado pelo Dr. Lourenço Costa. Propósito alcançado, por vezes, com alguns sacrifícios, pois tinha de escolher, nos vários alfarrabistas e até a particulares, negociar uma revista, um jornal, um panfleto, um cartaz, uma fotografia, etc., ou ter um almoço frugal substituído por uma sanduíche, um sumo e um café. Opções… Propósito que foi compreendido por muitos ex-dirigentes e ex-atletas ou seus familiares como uma ação de valor, contribuindo, de forma admirável, com as suas recordações. Ainda, hoje, guardo devotamente a lista de pessoas que em conjunto com o Dr. Lourenço Costa, esbocei para contactar. A maioria dessas pessoas arroladas nos agradecimentos em todos os volumes publicados.

O Dr. Lourenço Camilo Ferreira da Costa nasceu em Vila Real, em 1939. Depois do estudo liceal em Vila Real partiu para a Universidade, onde se licenciou em Biologia. Quis o destino que a sua colocação como professor fosse o Liceu Nacional de Vila Real, hoje Escola Secundária Camilo Castelo Branco cujo patrono, esse grande escritor, foi uma das personalidades de pesquisa e estudo do Dr. Lourenço Camilo Ferreira da Costa. 

Embora já entranhado nos elencos diretivos do Sport Clube de Vila Real, assumiu as funções de Presidente da Comissão Diretiva, hoje Direção, na época 1965/1966, acompanhado, entre outros, pelos senhores Valdemar Ferreira Vilela, Joaquim Pereira de Matos, Emílio Vicente Ferreira, António Queirós Madureira, António Ferreira e Alfredo Teixeira. Voltaria ao topo da Direção em 1975 – 1977, com as funções de Vice-presidente. 

Bem podemos considerar o Dr. Lourenço Camilo Ferreira da Costa um exemplo de dirigente estruturante que todo o sistema desportivo justifica, que ajuda a contrariar as diversas dimensões que objetivamente demonstram as dificuldades que o dirigismo desportivo hoje atravessa e os capacite nas competências necessárias ao seu exercício de relevante interesse público. Por tais qualidades, o Dr. Lourenço Camilo Ferreira da Costa foi distinguido, em 26 de novembro de 1992, com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos”, pelo Ministério da Educação.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.