Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2021

“É preciso preparar o SNS para o inverno”

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte defendeu hoje que a tutela deve preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as necessidades do inverno.

-PUB-

"A possibilidade de [no inverno] vir a aumentar o número de infetados e também o número de doentes que necessitam de cuidados é um risco muito real. A tutela, nomeadamente a ARS-N [Administração Regional de Saúde do Norte], deveria já estar a programar o inverno. É fundamental que se comece a pensar nos internamentos no inverno, em eventuais hospitais de retaguarda para se houver um número excessivo de internamentos possamos alocar os menos graves para esses espaços. Seja pela gripe ou pela Covid-19, o importante é que estejamos preparados para o inverno", disse António Araújo.

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte, que falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Hospital Magalhães Lemos, no Porto, apelou a uma "preparação atempada" para "o que possa acontecer de pior", mas ao mesmo tempo mostrou-se otimista face aos números atuais relacionados com a pandemia do novo coronavírus.

António Araújo deixou, no entanto, uma mensagem cautelosa e reiterou apelos a cuidados e medidas de prevenção.

"Esta é uma situação que varia rapidamente. Há que manter o cuidado e as medidas de proteção, manter a máscara e lavar as mãos frequentemente de forma a mantermos este cuidado e os números reduzidos", sublinhou.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.