O projecto prevê a construção de uma ligação pedonal e de bicicletas entre a cota alta da cidade e a cota baixa, ligando o Calvário/Pioledo ao Parque Corgo, ao Teatro Municipal e aos bairros objectos de intervenção.
Esta ligação vencerá um desnível de cerca de 60 metros, através da criação de um corredor ambiental, estimulando a circulação pedonal e de bicicletas. O denominado “corredor ambiental” vai iniciar-se na zona da nova piscina municipal, onde existirá um interface com o modo viário, através do parque de estacionamento que irá ser construído, onde será instalada uma zona de aluguer e reparação de bicicletas. A partir daqui irá fazer-se a ligação ao Jardim da Carreira e posteriormente à Avenida 1º. de Maio, prevendo-se a eliminação de escadas e criação de rampas, alteração de pavimentos, reformulação da iluminação pública e instalação de mobiliário urbano e sinalização adequada.
O projecto deste circuito desembocará na nova praça pedonal que está projectada para a zona em frente ao futuro Hospital Privado, intervenção que será executada por um privado, no âmbito dos acordos de renovação urbana estabelecidos entre a Câmara Municipal e o consórcio privado. A Ecovia continuará através do Parque Florestal com ligação ao Parque Corgo.
A partir do Parque Corgo, o circuito de bicicletas utilizará uma plataforma comum aos automóveis e aos peões, passando por arruamentos no interior do Bairro dos Ferreiros até à zona do Centro Comercial Dolce Vita Douro.
Segundo o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Vila Real, Miguel Esteves, este projecto “está a ser avaliado” e deverá “avançar conforme o apoio financeiro for chegando para a implementação da Ecovia”.
O desenvolvimento e execução do projecto serão assegurados pela Câmara Municipal de Vila Real através dos próprios serviços.