O troço da EN 304, que será alvo deste projecto, foi considerado, já no início do séc. XX, como uma das mais belas vias de acesso a Trás-os–Montes. Na sua construção, as maiores dificuldades foram sentidas entre a ponte de Ermelo e o Alto do Velão, devido às rochas existentes nas encostas íngremes do Alvão. Entre os dois pontos nesta via há um desnível de 600 metros.
A empresa Estradas de Portugal está a elaborar um projecto que visa a classificação desta via como “Estrada Património”. A concretizar- -se será a terceira em Portugal, já que existe uma no Alentejo e outra no Algarve. A iniciativa contempla a recuperação e a requalificação do troço mas numa perspectiva histórica. Ou seja, depois do projecto concluído, a estrada será como era antigamente. Assim, está prevista a recolocação e pintura dos marcos de protecção, a implantação de sinalização e de placas iguais às da origem da estrada, e outras intervenções que irão devolver a esta via rodoviária o seu aspecto antigo. Para já, a EP está a ultimar o projecto, que irá esperar por financiamento para depois se avançar no terreno com os trabalhos.
De referir que, o objectivo deste projecto visa valorizar a estrada como atracção turística e, ao mesmo tempo, preservar a sua identidade, que ao longo dos últimos anos foi esquecida, mercê de outras alternativas rodoviárias mais cómodas e mais rápidas.




