Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Encontro dos alunos da Aula de Moral e Religião Católica na Senhora da Pena

Programado desde o início do ano como actividade oficial, os alunos que frequentam a aula de Moral e Religião Católica reuniram-se por dioceses neste mês de Maio num local escolhido pelos respectivos Secretariados diocesanos. Para os jovens da diocese de Vila real foi escolhido o santuário da Senhora da Pena, por ser mais central e amplo. Mais de um milhar de alunos ali se concentrou desde as nove horas da manhã, vindos das escolas de vários concelhos. As mil camisolas festivas preparadas para o evento não chegaram para todos.

-PUB-

Auxiliados por militares do RI 13, as primeiras horas foram distribuídas por jogos radicais para os mais audazes, projecções temáticas no interior da capela, e convívios de grupos no vasto espaço. Às doze horas, o senhor Bispo presidiu a uma breve celebração da Palavra na abertura do adro em frente do terreiro.

Depois de uma apresentação por concelhos, verificou-se a presença de sete concelhos, sendo a maior afluência a de Vila Real, e faltaram alunos de Montalegre, Boticas, Mondim, Vila Pouca, Murça, Alijó e Sabrosa. Contribuíram para isso, além da carência de transportes, a necessidade de, neste final do ano, aproveitar os tempos lectivos daquelas matérias que só têm uma aula semanal.

O senhor D. Joaquim explicou o sentido da palavra «Pena» aplicada ao santuário local, «pedra ou penedia», bem visíveis, semelhante ao santuário da «Senhora da Peneda» nos Arcos de Valdevez e ao da «Senhora da Penha» em Guimarães. Referiu depois a coragem dos professores de Moral no contexto da cultura actual, que os aproxima da situação desconfortável do profeta Jeremias no século VII antes de Jesus, e aos alunos lembrou o enriquecimento cultural e humano que a aula de Moral e Religião traz para aqueles que a frequentam com interesse, abrindo-lhe novos horizontes de vida. Alguns alunos revelam enorme dificuldade de concentração. Talvez para outro acontecimento semelhante valha a pena agendar a oração para antes das actividades lúdicas, dada a excitação que elas trazem para os mais novos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS