Ao longo destes dias, os “Núcleos interpretativos de bem pensar para melhor fazer” apresentaram, à comunidade escolar, um balanço e os respetivos resultados das atividades e dos projetos desenvolvidos por todos os ciclos, bem como pelas diferentes estruturas existentes no agrupamento, abrangendo várias áreas do conhecimento, do saber e de distintos níveis de organização.
Para além das “tradicionais” reflexões, a grande novidade deste ano foi a apresentação do “Plano de Inovação Pedagógica”, por parte da diretora do Agrupamento. Este plano, que carece de aprovação por parte do Ministério da Educação e da Ciência, resulta de uma análise ponderada e discutida, pelos coordenadores de departamento e coordenadores dos vários grupos disciplinares, após a auscultação aos pais/encarregados de educação e aos alunos e visa desenvolver atividades e projetos capazes de darem respostas pedagógicas e curriculares específicas ao alcance das competências previstas no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.
No final dos trabalhos, os participantes foram convidados a preencher um inquérito, no qual manifestaram a sua opinião e o seu grau de satisfação relativamente a estas dinâmicas que permitem conhecer o que de excelente se faz no agrupamento e, possibilitam o intercâmbio de saberes, de ideias, de práticas e de experiências enriquecedoras para todos. Verificou-se que momentos de partilha como estes são de grande importância, pelo que se deverá dar continuidade à iniciativa.
De destacar, pelos momentos de convívio inesquecíveis, com a “Sardinhada” em que, para além do pessoal docente e não docente, marcaram, também, presença o presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, e o vereador José Maria Magalhães.
No final dos trabalhos, de sublinhar a intervenção da diretora Elisabete Leite, “Marcas do Tempo versus Marcas do Ano (letivo)”, que impulsionou, ainda mais o “nosso voo humano e pedagógico“ enfatizando, continuamente, a família Diogo Cão.