Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Ensino de Português a tratos de polé

Fazendo o balanço do que aconteceu em 2009 com o ensino da Língua Portuguesa nas comunidades residentes no estrangeiro, à mercê do desatino que reina em Lisboa, da ignorância em relação à emigração que grassa até mesmo nos departamentos governamentais e do acto falhado, porque destituído de inteligência e realismo, que foi a entrega do ensino básico ao Instituto Camões, feito esse balanço e tudo somado, bem podemos dizer que foi um ano para esquecer. E para não repetir.

Aconteceu muito do que nunca poderia ter acontecido, e não aconteceu mais, e mais grave, graças à competência e honestidade de alguns coordenadores. Onde eles não existem ou existem como nulidades que agem sem controlo nem inspecção, passaram-se coisas muito feias. Destacamos uma delas, pelo escândalo gritante de que se reveste, e dela damos notícia à diáspora atenta e à coisa pública portuguesa, essa desatenta e ralaça. Vamos, então, falar-vos do (des)ensino do Português no Rhode Island College (RIC)

O ensino do Português no Rhode Island College, EUA, coroado de sucesso em 2008, com o trabalho do Professor Joseph Levi, está neste momento moribundo. A história conta-se rapidamente:

O Professor Joseph Levi, aluno de licenciatura de

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS