Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
No menu items!

Escola Básica conquista primeiro lugar no maior concurso literário juvenil

Lara Liberato, aluna do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, viu premiada a sua paixão pela leitura e escrita ao arrebatar o primeiro prémio na modalidade Crítica da edição de 2020 do concurso internacional “Uma Aventura… Literária”, com o texto “Max, o inspetor canino”, sob a orientação da professora Teresa Gouveia, docente de português e membro da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento.
 

-PUB-

À semelhança de outros anos, a Editorial Caminho lançou o repto a alunos de diferentes idades e dos quatro cantos do mundo, convidando-os a criar um texto original, uma crítica literária ou um desenho e a participar nas Olimpíadas da História. Sempre atentos à promoção da leitura e da escrita, os membros da equipa de Biblioteca Escolar da Escola-sede de Santa Marta de Penaguião lançaram o desafio aos seus alunos. Lara Liberato, frequentadora assídua daquele espaço, aceitou a “aventura” e viu o seu empenho compensado com a atribuição do prémio máximo na sua modalidade e grau de ensino, ex aequo com Instituto Duarte Lemos, de Águeda. A crítica ao título “Alerta no Megaconcerto”, publicado em 2018 por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, mereceu a atenção do júri deste que é o maior concurso literário do género em Portugal e que se realiza anualmente com a participação de alunos de diferentes graus de ensino.

A edição deste ano contou com mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo, de alunos de escolas de todo o país, e também de escolas de França, Suíça, Macau, Cabo Verde e Brasil, mostrando que o prazer de ler e escrever é universal e não tem fronteiras.

Na página oficial “Uma aventura e outras coleções”, as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada dirigem uma mensagem especial a todos os que participaram no Concurso Uma Aventura Literária 2020. Isabel Alçada, num vídeo gravado para o efeito, parabeniza os participantes e afirma que, nesta edição, “os trabalhos atingiram uma enorme qualidade”, salientando também a “qualidade dos professores que os orientaram e que os acompanharam”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS