Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Especialistas de renome mundial do sector vitivinícola reunidos em Vila Real

Vários seminários e exposições de posters técnico-científicos, a entrega de prémios, uma bolsa de contactos e uma mesa redonda. Uma vasta programação que terá sempre como temática principal a vitivinicultura e promoverá a discussão sobre os últimos avanços no sector.

-PUB-

Nos dias 26 e 27 de Maio, Vila Real vai estar no centro das atenções do sector vitivinícola, a nível mundial, com a realização da segunda edição do “infowine.forum”, um encontro entre a investigação e a produção que pretende envolver mais de quatro centenas de pessoas na discussão sobre os últimos avanços na área da vinha e do vinho.

“A edição deste ano mantém o objectivo de valorizar a investigação, pública e privada, salientando a sua função geradora de inovação e abertura ao serviço do sector vitivinícola, e irá privilegiar as temáticas ‘Go Green’, ‘Go Tech’ e ‘Go Market’, que, de forma abrangente, incluirão as preocupações actuais do sector, nomeadamente, a sustentabilidade das práticas vitícolas, o respeito pelo ambiente, a utilização nesse contexto de todas as ferramentas tecnológicas e a sedução do consumidor”, explicou Leonor Santos, da Vinideas, empresa sedeada em Vila Real, “líder na formação para quadros técnicos médios e superiores do sector vitivinícola” e promotora do evento.

A mesma responsável explicou que a expectativa passa por reunir, tal como aconteceu há dois anos, na primeira edição do Fórum, cerca de 400 pessoas de instituições científicas, empresas, produtores e outros membros da fileira vitivinícola de vários países. “O objectivo continua a ser a valorização da investigação, mas este ano temos um programa superior”, garantiu.

Confirmada está a presença de especialistas nas várias áreas do sector vitivinícola, como Peter Godden (investigador do Australian Wine Research Institute, em Adelaide, Austrália), António César Ferreira (investigador na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, do Porto), Stefano Poni (professor associado de Viticultura na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Piacenza, Itália), Stephen Charters (professor na Escola Superior de Gestão de Reims, França, director executivo da Câmara de Gestão de Champagne, reconhecido Master of Wine e especialista em turismo de vinhos) e Jamie Goode (escritor freelancer da área dos vinhos e colunista do jornal britânico The Sunday Express).

Dividido em três áreas, o “infowine.forum” vai abordar as temáticas direccionadas para a relação entre o sector vitivinícola e a defesa do ambiente (“Go Green”), para a evolução tecnológica, os novos procedimentos, e a sua adaptação à produção (“Go Tech”) e as novas abordagens aos consumidores (“Go Market”), sendo de realçar, nesta última temática, a discussão sobre os passos que devem ser dados no sector para se seduzir uma nova geração que não tem o hábito do consumo de vinho.

Além dos “seminários, módulos, exposições de posters técnico-científicos e um espaço dinâmico com stands de empresas”, o programa contempla ainda a realização de uma mesa-redonda sobre “Novas tendências e Oportunidades”, que encerrará o encontro e contará com a participação dos enólogos/produtores Dirk Nieport (Niepoort), Angel Anocibar (Abadia Retuerta, Espanha), Andries Burger (Paul Cluver Wines, África do Sul) e Gianni Trioli (VinideaNet, Itália), entre outros.

“O infowine.forum vai ainda ser palco da entrega de diversos prémios: dois prémios para os melhores trabalhos nas áreas da viticultura e de enologia, atribuídos pela Associação Portuguesa de Enologia, e um prémio internacional para a melhor investigação nesta área atribuído pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID)”.

Outra novidade desta edição prende-se com o facto do fórum estar integrado “num programa mais vasto, que juntará, durante três dias, profissionais e actividades ligadas ao turismo e promoção de vinhos, debaixo da designação Wine Affairs – Fórum Global e que promete gerar um maior fluxo de visitantes e animação para a região do Douro”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS