Este ano, esse domingo calha a 16 do corrente mês, mas que no entanto por se tratar duma festa móvel e ser canonicamente facultado, no Monte Farinha ou Senhora da Graça, o evento é anualmente festejado no último domingo do “mês das rosas”. Festa com muita tradição ali, pois é das mais antigas manifestações de religiosidade que no Monte Farinha se realizam, este ano com um aliciante programa vai com certeza fazer aumentar o número cada vez maior de peregrinos, vindos dos mais diferentes lugares da região e do país.
Ainda com o Ano Sacerdotal a decorrer, o mês das “romarias”, a Nossa Senhora, concluído, e a visita de Bento XVI a Portugal, nos dias 11, 12, 13 e 14, a deixar rasto, esta Festa da Ascensão conta além disso com a acostumada dinâmica imprimida à festividade pela Caminhada Jovem do Arciprestado do Baixo-Tâmega que com inicio na Fonte do Salgueiro, às 09h00, se vai encontrar no Largo de S. Tiago, às 10h00, com os Grupos Corais e Associações para com o andor de Nª.Sª da Graça seguirem em procissão até ao Santuário, onde às 11h00 é celebrada a solene Eucaristia, no altar da esplanada. Este ano será presidida pelo coordenador das Missões Vicentinas, o senhor padre Álvaro Cunha.
Do programa muito aligeirado, deixando por isso tempo disponível para de tarde os peregrinos e romeiros de Nossa Senhora da Graça e do “Santinho”, Santiago, poderem apreciar as belezas que daquele miradouro sagrado se desfrutam e no terreno ver in loco as obras de embelezamento ali quase em permanente exercício, destacamos: às 07h00 – Alvorada, e às 08h00 – Primeira Eucaristia, no Santuário, e cumprimento de promessas.
Os Cânticos Litúrgicos vão estar a cargo do Grupo Coral de Vilar de Ferreiros, a cuja paróquia o santuário pertence, e dos restantes grupos do Arciprestado. A ordem como de costume será mantida pela GNR de Mondim de Basto. Os temas da Caminhada Jovem do Arciprestada foram assim atribuídos: Alvadia “Entendimento” – Atei “Bondade e Paciência” – Bilhó “ Ciência” – Cerva “Sabedoria” – Campanhó “Caridade” – Ermelo “ Paz” – Limões “ Mansidão” – Mondim “ Fidelidade” – Paradança “ Temor a Deus” – Pardelhas” Fortaleza” – St.ª Marinha “Temperança” – St.º Aleixo “Conselho” – Salvador “Piedade” e Vilar de Ferreiros “Alegria”.
Agora dispondo de um acolhedor Centro de Apoio aos Peregrinos e Romeiros, dotado de 11 quartos com c/b privativa e apoio do Restaurante Panorâmico – Nossa Senhora da Graça que se deseja a laborar a 100 por cento se não todo ano pelo menos desde fins de Abril até finais de Outubro, os apreciadores das belezas naturais e da convivência temporária com o sagrado e mariano têm aqui uma óptima oportunidade.
Subam lá no dia 30 de Maio para se afreguesarem e em Domingo da Santíssima Trindade assistirem à Festa da Ascensão do Senhor.