Sábado, 16 de Outubro de 2021

Estacionamento e transportes públicos urbanos: a complementaridade necessária

Há muito que defendo que as políticas de gestão do estacionamento e do planeamento e exploração dos transportes públicos urbanos (TPU) deveriam ser complemento uma da outra, por vários motivos.

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Primeiro, porque uma correcta gestão do estacionamento público pode e deve servir para ajudar a financiar os crónicos défices de exploração das diversas concessões de TPU que existem por esse país fora; segundo, porque permite criar condições para uma maior fluidez do tráfego rodoviário nas cidades; terceiro, porque essa fluidez no tráfego irá influenciar, pelo lado positivo, os níveis de serviço do TPU através do aumento da fiabilidade do sistema, nomeadamente do cumprimento dos horários; quarto, porque deve servir para promover a indispensável transferência modal a favor dos transportes ditos mais sustentáveis. Estes quatro motivos deveriam ser mais que suficientes para suscitar nos responsáveis a necessária reflexão sobre estas matérias. No entanto, tenho dúvidas que

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