Centenas de estudantes estiveram reunidos na noite do dia 27 para “conceder legitimidade” à ex-direcção da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para a organização da edição deste ano da Semana Académica, agendada para 14 a 20 de Maio.
“De acordo com os estatutos, devíamos solicitar a deliberação da Assembleia Geral”, explicou Tiago Sá Carneiro, presidente da direcção de 2008 da Associação Académica, mostrando-se satisfeito com a resposta dos estudantes que, “na sua esmagadora maioria” aprovou a proposta apresentada. “95 por cento dos estudantes presentes apoiaram a nossa proposta”, contabilizou.
Com a organização a entrar agora em contagem decrescente, o ex-presidente deixou a certeza de que “a experiência e o dinamismo da sua equipa vão assegurar a realização e o sucesso da semana. A confiança que nos deram os estudantes foi muito importante, revelou o Tiago Sá Carneiro, deixando a garantia de que todas as actividades se irão realizar com normalidade.
Relativamente ao processo judicial em curso, o mesmo responsável referiu que continuam à espera de uma resposta por parte do tribunal, uma resposta que já deveria ter sido anunciada no final de Março.
De recordar que o processo foi despoletado por uma das listas candidatas à direcção da associação estudantil, cujo sufrágio decorreu em Novembro do ano passado. O tribunal ditou, desde logo, a suspensão da tomada de posse dos novos órgãos na sequência de uma providência cautelar interposta com o objectivo de reivindicar a participação dos alunos de enfermagem na votação.
O Tribunal Judicial de Vila Real deverá agora decidir se a nova direcção, liderada por Luís de Matos, irá de facto tomar posse, ou se, pelo contrário, se deverá proceder a um novo processo eleitoral.
Tiago Sá Carneiro deixou a garantia de que na próxima semana será apresentado o cartaz de concertos para a edição de 2009 da Semana Académica.