Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
No menu items!
António Martinho
António Martinho
VISTO DO MARÃO | Ex-Governador Civil, Ex-Deputado, Presidente da Assembleia da Freguesia de Vila Real

Europa no Centro

O título tem muito de equívoco. Bom para chamar a atenção de vários públicos.

-PUB-

O título tem muito de equívoco. Bom para chamar a atenção de vários públicos. O facto de ser uma organização da Associação Portuguesa de Centros Comerciais e Marketplaces não lhe será estranho. Mas são passíveis outras interpretações: chamar a atenção dos cidadãos para a importância das questões europeias, a um ano das eleições para o Parlamento Europeu (PE) – junho de 2024 – esclarecer sobre temas que, de vez em quando, saltam para as primeiras páginas, como seja Fundos Comunitários, Plano de Recuperação e Resiliência ou, até, mostrar a importância dos partidos políticos mais próximos do centro do espetro partidário – atente-se aos convidados para Vila Real – para o aprofundamento da construção europeia nestas sete décadas. E se outras iniciativas não surgem sobre a problemática europeia – onde está o papel dos partidos políticos fora dos momentos eleitorais? – estas iniciativas ainda assumem mais relevo.

Pedro Silva Pereira (PSP) e José Manuel Fernandes (JMF), dos grupos Socialista e Popular Europeu, em ambiente de tertúlia e à vontade, mesmo com a passagem das pessoas pelo Nosso Shopping em tarde de sábado, proporcionaram excelentes momentos de reflexão.

Aliás, como consta dos objetivos – «pretende-se que os eurodeputados possam debater temas europeus de interesse geral e apresentar as iniciativas do Parlamento Europeu face a estes desafios, bem como o seu trabalho, num ambiente informal, em espaços muito frequentados pelos cidadãos».

Após a apresentação, Pedro Silva Pereira é vice-presidente do PE, desde 2019. José Manuel Fernandes tem entre os seus colegas eleitos a função de dar apoio às regiões do Norte, o primeiro tema suscitado proporcionou a reflexão sobre a importância crescente das eleições ao PE, a abstenção que se verificou em 2019 e o risco do crescimento eleitoral da extrema-direita, segundo PSP e das extremas, direita ou esquerda, no sentir de JMF. Os valores que presidiram à criação e aprofundamento da construção europeia merecem e exigem a nossa participação como europeus responsáveis – liberdade, democracia, estado de direito, maior equidade e justiça social.

A guerra da Ucrânia – eles estão a defender os nossos valores, lembrou JMF -, e a forma como se fez a gestão das vacinas para combater a epidemia da Covid-19, lembrou muito a propósito PSP, terão mostrado à opinião pública europeia como é importante a participação dos cidadãos nas decisões que têm a ver com todos nós, europeus.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.