Sábado, 25 de Janeiro de 2025
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Exemplo a seguir na formação e na redução do absentismo escolar

Constituído por 1.090 alunos, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar abrange 11 estabelecimentos escolares

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Destaca-se por ter “uma comunidade educativa colaborativa, pois sempre que é solicitado, responde afirmativamente”, sublinha o diretor, José Teixeira, referindo, ainda, a forte interação com o meio envolvente, que se reflete através “das diversas parcerias que temos com todas as instituições e associações”.

Com uma oferta educativa e formativa ampla, desde o pré-escolar ao 12º ano (Ensino Regular e Ensino Profissional), esta instituição possui uma estratégia educativa assertiva que lhe tem permitido o reconhecimento pelos parceiros educativos e entidades.

“Somos uma escola atenta, inclusiva e que procura fornecer medidas de promoção do sucesso escolar”
JOSÉ TEIXEIRA
DIRETOR

Para além do trabalho desenvolvido por alunos e professores, a rápida atuação do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) tem contribuído significativamente para o alcance de excelentes resultados, em particular, o absentismo escolar.

Através da implementação de uma “medida inovadora” que está sob alçada do GAAF, designada por “Comunicação da falta na hora”, tem sido possível atuar de forma rápida e objetiva.

“Quando verificamos que o aluno não deu entrada na escola, comunicamos imediatamente ao encarregado de educação a situação, procurando perceber o que está na origem da ausência”, explica o diretor, reforçando que “este acompanhamento atento e personalizado permite agir e criar soluções atempadamente”, sendo, ainda uma “medida dissuasora”, que condiciona eventuais comportamentos inadequados dos alunos.

Prova de sucesso desta ação diária é a forte ligação com as famílias, na medida em que “já são os alunos e as famílias que procuram o apoio do GAAF”.

Dentro dos vários eixos educativos, o compromisso passa por continuar a ser “uma escola atenta, inclusiva e que procura fornecer medidas de promoção do sucesso escolar, através de um plano estratégico bem delineado”, como refere o diretor.

“A monitorização regular dos resultados escolares tem permitido a reformulação de estratégias e a adequação das medidas a tomar”, conclui o diretor.

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