A subdelegada regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Ana Maria Rodrigues, elogiou a iniciativa e reconheceu aspectos positivos nesta colaboração. “O Exército é uma parceria indispensável e fundamental para os jovens. A procura por esta área tem aumentado e temos poucas empresas que possam oferecer contratos de seis anos, como é o caso do Exército”. Esta responsável deixou algumas acções a desenvolver no futuro. “Já agendamos sessões de divulgação que serão levadas a cabo o mais rápido possível”.
O Major General Jorge Santos, director nacional da Direcção de Obtenção de Recursos Humanos, considerou que “desde que o serviço militar passou a ser em regime de voluntariado, os Centros de Emprego têm sido um aliado/parceiro importantíssimo”. “O Exército vai procurando melhorar a sua oferta e fundamentalmente dar melhores oportunidades às pessoas que vêm até nós. Existem várias oportunidades que nós podemos oferecer para além daquele contrato dos seis anos”. Jorge Santos explicou ainda que o número de candidaturas que existe no Litoral, (também há mais população), é superior às do Interior, mas o número de incorporações e o tempo de serviço nas fileiras é superior no pessoal do Interior”.
O Tenente-coronel, Joaquim Sabino, justificou a realização deste encontro com o facto do “Centro de Recrutamento de Vila Real estar a incidir muito a sua actividade através dos Centros de Emprego. “Temos feito várias palestras nos diferentes Centros inseridos na nossa área de responsabilidade e fiquei sempre com a percepção que eles desconhecem esta matéria”.
De referir ainda que o Exército vai abrir cinco novos centros de recrutamento no país, em Viana do Castelo, Leiria, Beja, Angra do Heroísmo e Lagos. Ao todo, para 2010, o Exército pretende incorporar 5 mil efectivos, destes 550 serão destinados ao Regimento de Infantaria de Vila Real.
No âmbito do combate aos fogos em operações de vigilância, segundo Jorge Santos, em 2009, os militares do Exército percorreram 79 600 km, intervindo em 27 e dando apoio a 61 incêndios florestais.
O Centro de Recrutamento de Vila Real abrange agora os distritos de Vila Real e Bragança e engloba também os concelhos das NUT’s do Alto Trás-os-Montes, Douro e Tâmega.