Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
No menu items!

Extinção dos comandos distritais “não coloca em risco socorro à população”

O ano arrancou com a extinção dos Comandos Distritais de Operação e Socorro. Praticamente quatro meses depois da entrada em funcionamento dos Comandos Sub-Regionais, fomos perceber o que mudou com a ajuda de Miguel Fonseca, Comandante Sub-Regional do Douro

-PUB-

Os Comandos Distritais de Operação e Socorro (CDOS) foram substituídos, no início do ano, por Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil, uma mudança prevista na lei desde 2019. Em vez de 18 Comandos Distritais, o país tem agora 24 Comandos Sub-Regionais, que correspondem ao território das Comunidades Intermunicipais (CIM).
“Fruto da alteração legislativa de abril de 2019, houve esta transformação dos 18 distritos em sub-regiões, que dizem respeito ao território das CIM”, explica Miguel Fonseca, referindo que “esta é uma adaptação da entidade que coordena a Proteção Civil e não uma mudança do sistema, é importante que isso fique claro. O sistema mantém-se exatamente o mesmo”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS