Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Falar a Verdade

Num certo dia, foi aposentado um funcionário público. Os amigos perguntaram-lhe: “Nunca te cansaste de estares rodeado de papéis, ofícios, notas, circulares, portarias?” Ele sorriu-lhes com o tamanho da sua dedicação e respondeu: “Não. Porque com o meu trabalho de rotina, às vezes julgado incipiente, ajudei o Estado a ser um Estado mais organizado, logo, um Estado menos imperfeito.”

Uma das grandes vantagens das Contas Públicas organizadas advém da Transparência das Contas Públicas. Como tive ocasião de mostrar nas “Jornadas de Economia e Gestão” que decorreram, em Vila Real, na Escola Profissional Agostinho Roseta no dia 25 de Março transacto, as Contas Públicas compreendem muito mais do que as Contas do Sector Público Administrativo, pois compreendem também as contas dos Serviços Autónomos, das Autarquias e de todo o organismo tutelado pelo Estado.

Esta transparência é fruto da combinação de vários factores bem coordenados: equipas competentes e permanentemente actualizadas, documentação expressa numa linguagem clara e corrente, através de resultados publicitados por meios acessíveis pela audiência mais lata (cidadãos-eleitores), e pela explicitação das implicações para cada um

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Autárquicas 2025: Rui há só um

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS